
A Blum’s Kaffee é uma cafeteria gourmet regional que celebra a arte do café de verdade, unindo tradição e experiências únicas em cada xícara. Com o desejo de levar seus clientes a uma imersão mais profunda no universo do café, a marca lançou a campanha Café do Mês e o Clube de assinaturas, proporcionando uma experiência que vai além do sabor, explorando histórias, origens e particularidades de grãos especiais mensalmente.
A Agência Beaver foi a responsável por dar vida a essa ideia, conduzindo a comunicação, o planejamento e a execução dessa campanha envolvente, consolidando a Blum’s Kaffee como referência no mundo do café.
/ ESTRATÉGIA
CAMPANHA DE CAFÉ DO MÊS
A cada mês, um café especial será selecionado para ser o destaque. Além da promoção, esse café ganhará uma identidade visual específica e será apresentado com uma narrativa que conte sua origem, características, notas de sabor e métodos de preparo recomendados. A ação tinha como objetivo educar o consumidor sobre a diversidade de cafés especiais e criar uma expectativa mensal para experimentar novos sabores, estendendo a experiência para o presencial, ao receber um cartão informativo na compra do café, ação que durou de janeiro a dezembro de 2024.
CLUBE DE ASSINATURAS
O Clube de Assinaturas da Blum’s Kaffee foi uma iniciativa estratégica para agregar valor aos produtos, fidelizar clientes e aumentar o reconhecimento da marca. Através do nosso planejamento estratégico, buscamos definir como alcançaremos o público-alvo, identificar quem compõe o segmento e delinear as primeiras ações a serem implementadas.
A campanha proposta para o lançamento do clube de assinaturas da Blum’s Kaffee foi cuidadosamente estruturada para alcançar um público mais amplo e diversificado. Com foco em marketing de influência, tráfego pago, marketing de conteúdo e fluxo de nutrição, a estratégia visa aumentar o engajamento, a aquisição de novos assinantes, criando uma receita recorrente para a marca.
LATAS COLECIONÁVEIS
Para enriquecer ainda mais a identidade da cafeteria, e promover sua exclusividade, a Blum’s realizou uma colaboração com a artista plástica Marcella Schmitt. Que juntos criaram uma narrativa que harmoniza a arte com a experiência do café, convidando os clientes a se envolverem em um ambiente criativo e inspirador, que por trás de sua estratégia tinha como objetivo aumentar o ticket médio de suas vendas, agregando valor.
/ EXPERIÊNCIA
FLUXO DE NUTRIÇÃO
O fluxo de nutrição no WhatsApp é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que busca engajar clientes e aumentar suas vendas. No contexto do comércio de produtos, como cafés, ele desempenha um papel estratégico em várias etapas da jornada do cliente.
Ao utilizar mensagens personalizadas e cuidadosamente planejadas, é possível manter um relacionamento próximo com os consumidores, reforçando a confiança na marca e destacando os diferenciais do produto. Além disso, o envio de lembretes, dicas de consumo, receitas exclusivas e promoções pode não apenas fidelizar os clientes existentes, mas também incentivá-los a explorar novos sabores ou aumentar a frequência de suas compras.
MARKETING DE INFLUÊNCIA
De acordo com uma pesquisa realizada pela Invesp, 40% das pessoas compram um produto online após vê-lo sendo usado por um influenciador nas mídias sociais, e 49% dos consumidores confiam em recomendações de produtos feitas por influenciadores para suas compras.
Para definir métricas, a plataforma Sticky.io em conjunto da PYMNTS.com, apontaram em pesquisa que o marketing de influência pode gerar até 11 vezes mais ROI (Retorno sobre o investimento) do que formas tradicionais de marketing. Por isso, com a Blum’s focamos em promover parcerias estratégicas para aproximar a marca de seu público e humanizar sua comunicação.
/ CRIAÇÃO
A Blum’s se destaca no mercado por oferecer uma experiência única aos amantes de cafés especiais, cuidadosamente elaborados com um toque de sofisticação. O design proposto remete essa essência através da escolha de uma paleta de cores predominantemente escuras, que evoca uma sensação de elegância e acolhimento. A tipografia manual utilizada em elementos de destaque não apenas chama a atenção, mas também confere um caráter artesanal à marca, reforçando o compromisso com a qualidade.
Adicionalmente, a diagramação inclui elementos gráficos que diferenciam cada tipo de café, criando um sistema visual coeso que também se conecta às etiquetas individualizadas, ressaltando a exclusividade de cada produto oferecido.
Assim, a proposta de design da Blum’s não apenas comunica os valores de refinamento e qualidade da marca, mas também estabelece uma conexão emocional com os clientes, tornando cada visita à cafeteria uma experiência memorável e única.